segunda-feira, 1 de julho de 2013

Cúrcuma


Há tempos que uso a cúrcuma com um dos meus temperos prediletos. Como gostava muito do curry, resolvi, por curiosidade, descobrir como ele era feito. Fiquei sabendo que um de seus ingredientes era a cúrcuma, conhecida no mercado internacional como tumerik.

Tinha um excelente livro sobre os melhores alimentos para se prevenir o câncer. Tive, porque, simplesmente, alguém me roubou ele. Sempre que vou às livrarias, procuro o tal livro, mas nunca o encontro, porque deve estar com edição esgotada. Além do resveratrol, tomate, e outros, havia matéria também sobre a cúrcuma. Desde então, passei a comprá-lo. Vende-se em saquinhos, nas gôndolas de codimentos, perfeitamente identificado como tal.
 
Faço um mix de vários temperos, com um pouco de sal [hoje uso com o sal rosa do himalaia + o sal light (50% menos sódio). Orégano, tomilho, canela em pó, a cúrcuma, pimenta do reino moída, etc. Sempre produzo novas versões, basta acrescentar mais um ou outro e o tempero sempre fica muito especial. 
 
 
 
A propósito, a flor da cúrcuma é muito bonita. Estou pensando em comprar alguns bulbos (que é da família do gengibre) e cultivá-la aqui em casa.  
 
 


Sobre a CÚRCUMA:

http://www.scielo.br/pdf/cr/v30n1/a28v30n1.pdf tem um interessante artigo acadêmico.

A matéria abaixo é do site http://jornalismogastronomico.com/tag/curcuma/

Cúrcuma e seus benefícios à saúde
 
A Cúrcuma longa, também conhecida como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia ou gengibre amarelo, é uma raiz fonte de curcumina, um poderoso antioxidante, anti-inflamatório, antisséptico e anticarcinogênico.
 
É um importante aliado na recuperação de danos à mucosa intestinal e na prevenção de doenças, como doenças neurodegenerativas e neoplasias malignas (estudos mostram sua relação com a prevenção de alguns tipos de cânceres, como o de pele e de mama).
 
Possui ação antioxidante que protege contra danos celulares e auxilia no combate a radicais livres. É empregada no tratamento de feridas, úlceras de decúbito, machucados, ferimentos em geral e inflamações de articulações devido à sua ação anti-inflamatória e cicatrizante. No uso externo vem sendo empregada no tratamento da psoríase, e demais doenças na pele, retirando inclusive a sensação de coceira. É usada ainda no controle do colesterol estimulando a produção e eliminação da bile, e prevenindo a agregação plaquetária.
 
Além disso, atua como agente antibacteriano e promove a detoxificação do fígado, sendo muito utilizada nas dietas detox, eliminando substâncias tóxicas.
 
Utilização Gastronômica: é muito usada para colorir pratos, possui sabor e aroma intenso, levemente picante e característico, lembrando um pouco o aroma de terra. É muito empregado na indústria de alimentos, principalmente como corante natural, como por exemplo, nas margarinas, queijos, temperos e é a responsável pela cor amarela do pó de curry. Também é utilizada com sucesso em produtos de padaria, bolos, tortas, empadões, picles, mostarda, bebidas, cereais e coberturas de bolos.
 
É muito usada na culinária asiática, na tailandesa, na marroquina, e principalmente na indiana, onde além de ser usada em quase todos os pratos é conhecida por ser um agente curativo e purificador. No Brasil é muito usada na região centro-oeste, principalmente no famoso frango com açafrão, e no arroz com açafrão. Combina com feijões, grãos, ovos, peixes e frutos do mar, molhos, carnes e aves.
 
Cozinhar a cúrcuma junto com outros alimentos ajuda na digestão de proteínas e gorduras, e a preservá-los por mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário